Com a chegada das chuvas entre outubro e dezembro, é comum que o acesso a algumas propriedades fique mais complicado, principalmente nas áreas rurais. Estradas de terra escorregadias, com lama e até alagadas, dificultando a circulação dos moradores e, também, dos profissionais da Energisa que fazem a leitura dos medidores.
Continua após a publicidade

Nas cidades, o cenário também tem seus desafios. Muitos medidores estão instalados dentro das casas, e para que a leitura seja feita, é preciso que alguém esteja em casa no momento da visita. Se o morador estiver ausente, a leitura não acontece. E quando isso ocorre — seja no campo ou na cidade — a conta pode ser calculada com base na média de consumo dos últimos 12 meses. Só em 2025, mais de 70 mil contas de energia foram faturadas dessa forma na região.
Embora seja autorizada a fatura por média, a Energisa recomenda a prática da autoleitura para controlar o valor com base no seu consumo. Para isso, a Energisa oferece aos clientes a opção da autoleitura 100% digital. Com essa facilidade, o próprio cliente pode informar a leitura do medidor, dentro do prazo certo, sem precisar esperar a visita do leiturista.

“Fazer a autoleitura é algo simples: o cliente precisa apenas anotar o número registrado no medidor sem tocar no padrão de energia, ou seja, apenas de forma visual. Após isso é só entrar em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento e fornecer as informações, inclusive anexar a foto em boa qualidade. É 100% digital e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelos nossos canais oficiais”, explica Janaína Lacerda, gerente de serviços comerciais da Energisa Minas Rio.
Nas zonas rurais, a autoleitura tem um papel ainda mais importante. Além dos períodos de safra, o que pode elevar em alguns meses o consumo de energia e consequentemente o valor da fatura do cliente no mês em que não é possível realizar a leitura, a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que a leitura dos medidores a cada três meses.
Continua após a publicidade

Faça a autoleitura 100% digital
É simples: basta registrar o número que aparece no visor do medidor e enviar até três dias antes da data prevista na conta de energia. Essa data pode ser consultada na própria fatura ou no
Calendário Rural, distribuído pela Energisa para os clientes da zona rural. O envio pode ser feito pelos canais digitais da empresa:
Aplicativo Energisa
On: www.energisa.com.br/energisaon
Gisa: www.energisa.com.br/gisa
Site: www.energisa.com.br
Siga nas Redes Sociais:
Facebook – Panorama Pop
Instagram - @radiopanoramapop
Foto: COMSOC/Energisa
Panorama Pop com COMSOC/Energisa