MENU
Primavera começa com calor acima da média e atenção ao uso consciente de energia deve ser redobrada
Altas temperaturas e chuvas intensas exigem atenção da população para o uso adequado da energia elétrica
Por Administrador
Publicado em 19/09/2025 14:01
Social

Nesta segunda, 22, chega a primavera trazendo mudanças no clima da região Sudeste, especialmente nas cidades atendidas pela Energisa Minas Rio, como Leopoldina, Além Paraíba e Cataguases. Depois de vários dias de sol forte e tempo seco, causados pelo chamado veranico — período de calor fora de época que ocorre no outono ou inverno — a nova estação promete dias mais quentes e chuvas mais frequentes.

Continua após a publicidade

Segundo a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, há uma tendência de que as chuvas fiquem acima da média climatológica durante este período. Essas chuvas, que já são comuns nessa época do ano, vêm acompanhadas de raios. Além disso, as temperaturas devem ficar mais altas do que o normal, com os primeiros sinais já sendo percebidos em setembro.

Com o aumento das temperaturas, é natural que o uso de ventiladores, ar-condicionado, geladeira e outros aparelhos elétricos cresça — inclusive em residências e comércios em geral. Esse comportamento pode ser ainda mais comum em cidades como Além Paraíba, Leopoldina e Cataguases, que fazem parte do circuito das cachoeiras e costumam receber mais visitantes durante os períodos mais quentes do ano.

Continua após a publicidade

Esse aumento no uso de energia pode provocar variações no consumo, principalmente nos horários de maior demanda, o que pode resultar em aumentos inesperados na conta de luz.

Para evitar sobrecarga na rede elétrica e sustos no valor da fatura, a Energisa recomenda o uso consciente da energia. “Evitar ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo, fazer manutenção preventiva nas instalações elétricas e evitar o abra e fecha da geladeira com frequência são atitudes simples que ajudam a manter o consumo equilibrado e a rede funcionando com segurança”, orienta Filipe Dini, gerente de Operações da Energisa Minas Rio.

Nessa época do ano, outra preocupação é com os temporais, que podem afetar a rede elétrica. Chuvas com ventos fortes podem derrubar árvores e provocar rompimento de cabos. “Caso veja um fio caído, mantenha distância e entre em contato com a Energisa. O cabo pode estar energizado e oferecer risco”, reforça Filipe.

Para garantir o atendimento rápido e seguro, a Energisa realiza treinamentos e simulados com suas equipes. Filipe Dini destaca que a empresa está preparada para atuar com agilidade. “Nosso trabalho é contínuo e preventivo. Estamos sempre prontos para atender a população com responsabilidade e eficiência”, afirma.

Continua após a publicidade

Dicas fáceis para economizar energia:

  • Não ligue tudo ao mesmo tempo;
  • Evite usar vários aparelhos juntos, como ar-condicionado, micro-ondas e chuveiro;
  • Cuide dos seus aparelhos de ar-condicionado: faça manutenção e limpe os filtros;
  • Use aparelhos econômicos e prefira os que têm selo Procel — eles gastam menos energia;
  • Aproveite o vento e a luz natural;
  • Abra janelas e cortinas para ventilar e iluminar sem precisar de aparelhos;
  • Tire da tomada aparelhos que não estão sendo usados, como TV e carregador.

Entre em contato, por meio dos canais digitais:

  • Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
  • Agência Digital: energisa.com.br
  • Atendente virtual (Gisa): www.energisa.com.br/gisa
  • Call Center: 0800 032 0196.

Siga nas Redes Sociais:

Facebook – Panorama Pop

Instagram - @radiopanoramapop

Foto: COMSOC/Energisa

Panorama Pop com COMSOC/Energisa

Comentários
Comentário enviado com sucesso!