
Leopoldina dá início ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, reafirmando que o cuidado com a saúde mental é uma prioridade durante todo o ano. Por meio do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) e da Rede de Atenção Psicossocial, a Prefeitura de Leopoldina acolhe, escuta e acompanha a população em diferentes níveis de atenção à saúde mental.
Continua após a publicidade

Para fortalecer a campanha neste mês, a Prefeitura programou um ciclo de seis palestras voltadas a jovens de 16 a 18 anos da rede estadual de ensino e seus responsáveis. A iniciativa busca promover diálogo aberto sobre saúde mental e prevenção do suicídio, reforçando a importância da valorização da vida desde cedo.
A rede de saúde mental de Leopoldina atua de forma integrada, garantindo atendimento adequado para cada situação. As equipes da Estratégia de Saúde da Família acolhem e tratam sintomas leves e iniciais. Já o Polo de Saúde e o CAPS III oferecem acompanhamento especializado para casos com sintomas mais agudos e persistentes.
Continua após a publicidade

Mesmo sendo um tema delicado e cercado de tabus, Laura Junqueira, coordenadora do CAPS III, reforça que compartilhar vivências e angústias com profissionais de confiança é um passo fundamental para garantir tratamento adequado e cuidado efetivo.
“Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar de outras questões de saúde. Estamos prontos para apoiar toda a população, oferecendo atenção, acolhimento e acompanhamento especializado”, completa Laura Junqueira.
Continua após a publicidade

A Prefeitura de Leopoldina reforça ainda a importância de falar sobre saúde mental e convida a população a procurar ajuda sempre que necessário.
Siga nas Redes Sociais:
Facebook – Panorama Pop
Instagram - @radiopanoramapop
Foto: ASCOM/PML
Panorama Pop com ASCOM/PML