A Prefeitura de Leopoldina comemora os resultados positivos do Programa Antitabagismo, uma iniciativa que já atendeu 154 pacientes em 11 postos de saúde do município em 2024.
Lançado com o objetivo de reduzir o consumo de tabaco e promover a saúde da população, o programa tem se mostrado eficaz e bem-sucedido, oportunizando mudanças significativas na qualidade de vida dos participantes.
Continua após a publicidade
Além de medicamentos gratuitos, o programa oferece acompanhamento farmacêutico, psicológico, nutricional, médico e de toda a equipe de profissionais de Saúde da Família da Prefeitura de Leopoldina.
Orientado pelo Ministério da Saúde, o programa antitabaco tem duração de quatro meses e as ações são realizadas através de encontros em grupo, com troca de experiências, apoio e acompanhamento.
E o comprometimento dos pacientes e das equipes de Saúde do município têm sido fundamentais para o alcance dos resultados.
Continua após a publicidade
Luiz é um dos pacientes vitoriosos e incentiva outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. "Eu fumava desde os 15 anos. Hoje, graças a Deus e ao grupo de tabagismo, consegui me libertar do vício. Admito que não tem sido fácil. Você tem de ter muita fé, força de vontade e foco. E não desistir jamais. No final, vale a pena todo esforço".
Para a coordenadora do Programa Antitabagismo da Prefeitura de Leopoldina, Ana Carolina Brito, apesar de alguns desistirem no meio do caminho, muitos obtiveram êxito.
Continua após a publicidade
"É normal que muitos desistam no meio do caminho. É muito difícil parar de fumar. É um vício e a abstinência é muito alta. Mas, dos que permanecem, são raros os que não param. Isso prova a eficácia do programa e é muito gratificante ver que tem, sim, resultado!", afirma Ana Carolina.
Em 2025, a Prefeitura abrirá novos grupos para o tratamento de Antitabagismo, de acordo com as demandas do Ministério da Saúde. Para participar, é preciso estar inserido em grupos realizados nos PSFs e os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e deixar o nome na lista.
Foto: ASCOM/PML
Panorama Pop com ASCOM/PML