Você já ouviu falar sobre o Maio Furta-Cor?
Provavelmente não. Maio Furta-Cor é uma campanha nacional que visa conscientizar e sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.
Continua após a publicidade
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão pós-parto atinge cerca de 15% das puérperas nos países desenvolvidos, e 19% nos países em desenvolvimento.
Com o intuito de ampliar o diálogo sobre esse tema, que é fundamental para o bem-estar de mães e da sociedade como um todo, a Prefeitura de Leopoldina, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, promoveu ao longo do mês de maio uma série de atividades voltadas para a conscientização e promoção da saúde mental das mães leopoldinenses.
A psicóloga Tairine Mendonça e a enfermeira Juliana Cintra, do Polo de Saúde Agostinho Pestana, foram as profissionais responsáveis por levar às mães temas importantes relacionados ao Aleitamento Materno, bem como o suporte emocional para o enfrentamento de todas os desafios vivenciados na maternidade.
"Há um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental e quando ele se estende ao campo materno, é ainda mais reforçado. No entanto, assistimos a um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães. Por isso, a Prefeitura de Leopoldina abraçou a campanha e segue levando conscientização sobre a saúde mental materna a todas as Unidades Básicas de Saúde, aos CRAS, ao Centro de Autismo e às faculdades do município", explica Tairine Mendonça.
Continua após a publicidade
A Lei Maio Furta-Cor é dedicada às Ações de Conscientização, Incentivo ao Cuidado e Promoção da Saúde Mental Materna e desde abril de 2024 passou a integrar o Calendário Oficial do Município de Leopoldina. (Lei n° 4.807, de 16 de abril de 2024).
Foto: ASCOM/PML
Panorama Pop com ASCOM/PML