Estados e municípios agora podem oferecer na rede púbica a vacina contra a gripe para toda a população brasileira acima de seis meses.
O Ministério da Saúde autorizou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias.
Continua após a publicidade
A mobilização nacional começou oficialmente no dia 25 de março e, até essa semana, estava restrita a públicos prioritários que, segundo a pasta federal, devem continuar sendo açvo de atenção especial.
No entanto, com o aval para ampliação, os estados e municípios agora têm autonomia para definir os públicos, de acordo com seus estoques de vacina.
Até o último dia 21 de abril, pelo menos, a procura pelo imunizante nos postos estava abaixo do esperado.
Balanço do Ministério apontou que, até aquele momento, cerca de 14,5 milhões de doses da vacina contra a gripe tinham sido aplicadas em todo território nacional.
Isso corresponde pouco mais de 20% do público alvo, que é estimado, este ano, em 75 milhões e 800 mil de pessoas.
Continua após a publicidade
Em outras palavras, significa que, de todas as pessoas que podiam tomar o imunizante na rede pública, apenas 2 em cada 10 tinham se vacinado.
Mas lembrando que, neste momento, a campanha vale para os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A população do Norte do país será imunizada no segundo semestre, porque é no período o Inverno Amazônico que acontece a maior circulação do vírus influenza na região.
Foto: Pixabay
Panorama Pop com Agência Rádio 2