Julho Laranja reforça cuidados com saúde bucal preventiva em crianças
Atuação começa nos primeiros dias de vida com o teste da linguinha
Por Administrador
Publicado em 22/07/2025 18:55
Saúde

Criada há seis anos para alertar a população sobre a importância da ortodontia preventiva em crianças a partir dos seis anos de idade, quando os dentes de leite começam a ser trocados, a campanha Julho Laranja mantém em 2025 o slogan: “Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida”.

No entanto, a atuação dos ortodontistas pediatras começa nos primeiros dias de vida do bebê, com o teste da linguinha, que deve ser feito ainda na maternidade ou até o bebê completar um mês de vida.

Continua após a publicidade

Realizado pelo SUS, o Sistema Único de Saúde, desde 2014, o teste serve para avaliar se o freio em baixo da língua está curto, o que pode dificultar a amamentação e, posteriormente, a fala e o desenvolvimento da arcada dentária.

Segundo a odontopediatra Ilana Marques, é nesta fase, também, que os pais da criança são orientados sobre higiene bucal, alimentação e hábitos orais.

Continua após a publicidade

Ela lembrou que a campanha Julho Laranja reforça o cuidado entre 6 e 12 anos, para identificar a necessidade de aparelhos ortodônticos e prevenir problemas com arcada dentária, justamente para aquelas crianças que não tiveram esse olhar quando na época do nascimento.

"Para manter os dentes saudáveis, os pais devem cuidar dessa higiene, escovar desde o primeiro dentinho, usar o fio dental, evitar o açúcar e manter as consultas preventivas regulares. Além disso é muito importante ensinar a criança ter uma alimentação inteligente sabendo diferenciar quais são os elementos perigosos dos protetores e aplicando isso no dia a dia. O evento dos pais sempre vai ser fundamental."

Continua após a publicidade

Ilana Marques ainda enfatizou que os pais devem ficar atentos se a criança respira pela boca, pois esse hábito pode afetar o crescimento da face, o alinhamento dos dentes e a mordida, além de trazer problemas respiratórios, prejudicando, inclusive, a concentração e o rendimento escolar da criança.

Nesses casos, a orientação da ortodontista pediatra é para que os pais façam uma avaliação profissional.

Siga nas redes sociais:

Facebook – Panorama Pop

Instagram - @radiopanoramapop

Foto: Laísa Queirós/MS

Panorama Pop/Agência Brasil

Comentários
Comentário enviado com sucesso!