Prefeitura divulga boletim de sífilis e alerta para a importância do diagnóstico precoce
Leopoldina
Publicado em 20/10/2023

No Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, a Prefeitura de Leopoldina alerta para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento para evitar a propagação da doença. Em Leopoldina, segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2022 foram notificados 34 casos de sífilis, sendo 15 adquiridas, 18 em gestantes e 1 congênita.

Continua após a publicidade

Com o objetivo de conscientizar e prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a Prefeitura disponibiliza, de forma gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde, os testes rápidos para a detecção da Sífilis , HIV e Hepatites.

A testagem é sigilosa, o que garante a segurança da população, e o tratamento é feito com medicamento disponibilizado pelo município.

Continua após a publicidade

A Sífilis é silenciosa e transmitida pelo contato sexual desprotegido ou pelo contato com sangue contaminado. Já a forma congênita é passada da mãe para o feto durante a gestação/parto de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada.

A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança, durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade e ainda morte do recém-nascido.

Continua após a publicidade

Sendo assim, o uso de preservativos em todas as relações sexuais e a realização regular de testes são medidas cruciais para um diagnóstico precoce. No caso da Sífilis Congênita, o diagnóstico antecipado e o tratamento adequado garantem um início de vida saudável para o recém-nascido.

Por isso, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se cuide.

Foto: ASCOM/PML

Panorama pop com PML

Comentários
Comentário enviado com sucesso!