Febre, perda de apetite e sensação de cansaço são sintomas comuns a várias doenças.
Porém, quando estão associados a infecções frequentes, palidez e dor nos ossos, por exemplo, podem acender o alerta para uma doença séria: o câncer no sangue, que pode ser de diferentes tipos.
Continua após a publicidade
O tipo exato é determinado de acordo com a célula de origem da doença. Os mais comuns são leucemia, linfoma e mieloma, como detalha a médica especialista em doenças no sangue, hematologista Ingrid Pereira:
De acordo com a médica Ingrid Pereira, graças aos avanços da ciência, nos últimos anos, o diagnóstico de câncer no sangue não é uma sentença de morte. E, assim como outros tumores malignos, quanto mais cedo a descoberta da doença, maiores as chances de cura.
Continua após a publicidade
O mês de setembro é mundialmente dedicado à conscientização de doenças no sangue.
O objetivo principal é justamente alertar a população sobre a importância de conhecer os sintomas para que o diagnóstico possa ser feito o mais cedo possível.
Por isso, vale reforçar: caso você perceba o surgimento de caroços ou manchas roxas pelo corpo, ou comece a apresentar cansaço frequente, febre, dor nos ossos e infecções repetitivas, procure um médico.
Continua após a publicidade
Para saber mais sobre o assunto, você também pode acessar o site do Inca, que é o Instituto Nacional de Câncer, no endereço gov.br/inca, ou o da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, no abrale.org.br
Foto: Design Cells / stock.adobe.com
Panorama Pop com R2