O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, bem como às reflexões que proporcionem o fortalecimento dos fatores de proteção individuais e coletivos da população.
Assim, através do movimento social Janeiro Branco, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reforça a importância de buscar orientação e escuta qualificada nos serviços públicos que ofertam acolhimento aos leopoldinenses.
Através da sua rede básica e especializada, o município disponibiliza diversos serviços voltados à saúde mental. Um deles é o Centro de Atenção Psicossocial CAPS- III, que é porta aberta, no qual o usuário pode procurar diretamente ou ser encaminhado por um dos postos de saúde do município, que atende, entre outras necessidades, demandas de saúde mental.
Além do CAPS III, os serviços de Vigilância em Saúde, Coordenação de Epidemiologia e o Núcleo de Saúde do Trabalhador desenvolvem ações com objetivo de promover a prevenção da Saúde Mental do trabalhador através de palestras, notificações de casos e capacitações.
Importante lembrar que, em caráter excepcional, a Prefeitura ofereceu também acolhimento aos profissionais de saúde do município através do projeto Saúde Mental em Tempos de Pandemia "um olhar sobre o trabalhador", desenvolvido pela Equipe Complementar em Saúde Mental durante da pandemia de Covid-19.
A Rede de Atenção Psicossocial do Município conta ainda apoio dos ESFs, do Polo de Saúde Agostinho Pestana, de leitos de retaguarda na Casa de Caridade Leopoldinense e do SAMU, todos com trabalhos voltados para os cuidados à saúde mental.
Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental da população.
“Quem cuida da mente, cuida da vida! Se precisar busque ajuda”.
Foto: SECOM/PML
Fonte: SECOM/PML