Cidades de Minas estão em alerta para chuvas de até 200 mm nas próximas 48h
Novidades
Publicado em 05/01/2023

Temporais são esperados, principalmente, nas regiões Central, inclusive na região metropolitana de BH, Zona da mata e Campo das Vertentes

Os mineiros devem ficar atentos para a possibilidade de chuvas intensas nas próximas 48 horas. Conforme alerta divulgado na noite desta quarta-feira (4) pela Defesa Civil, entre quinta-feira (5) e sexta-feira (6), o volume de precipitação pode chegar a 200 milímetros em algumas regiões.

Os temporais com volume significativo devem se concentrar nas regionais Central, inclusive na região metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Campo das Vertentes. O alerta foi divulgado com base em dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

É recomendado à população: não se abrigar próximo a árvores ou estruturas frágeis, evitar trafegar em áreas de alagamento e próximo a rios e córregos e não ficar próximo de portas, canos e outros objetos metálicos, devido ao risco de raios.

Temporal

O volume esperado de chuva é considerado “muito alto”, conforme o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet. Chuvas acima de 25 milímetros já concentradas em um mesmo local e, dependendo do período de tempo, já podem causar estragos como alagamentos, inundações e deslizamentos.

Para dimensionar a quantidade de precipitação prevista, 200 milímetros representam quase 50% da média para todo o mês de janeiro em Belo Horizonte, que é de 330,9 mm. No dia mais chuvoso da história da capital mineira, caiu 171,8 milímetros, entre 23 e 24 de janeiro de 2020.

Vale lembrar que, mais cedo, o Inmet havia alertado para possibilidade de chuvas fortes em 470 cidades mineiras até a manhã desta quinta-feira.

Segundo o tenente-coronel Sandro Corrêa, chefe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, os alertas visam alertar a população com “a maior antecedência possível” para que os moradores estejam “preparados e atentos para evitarem problemas”.

Foto: Panorama Pop

Fonte: O Tempo

Comentários
Comentário enviado com sucesso!