MENU
Em meio à crise hídrica, cidade de MG pode fechar reservatórios e multar quem desperdiçar água
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (8/10) e tem validade de 30 dias
Por Administrador
Publicado em 09/10/2025 20:38
Minas

A cidade de Uberaba, localizada na região do Triângulo Mineiro, decretou estado de emergência devido ao desabastecimento de água tratada no município. O decreto autoriza a aplicação de multas para quem desperdiçar água, conforme previsto em lei municipal. Em razão da estiagem prolongada, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), responsável pelo abastecimento, poderá fechar os reservatórios.

Continua após a publicidade

A medida foi tomada em resposta à grave crise hídrica, causada pela estiagem prolongada e pela queda na vazão do Rio Uberaba. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (8/10) e tem validade de 30 dias.

"Fica declarada a situação de emergência em desabastecimento diante do atual cenário de crise de abastecimento de água tratada fornecida pela CODAU - Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, em razão da estiagem prolongada no Município de Uberaba", diz um trecho do texto.

O decreto também permite que a prefeitura adote medidas previstas na Lei Municipal nº 10.270, de 19 de novembro de 2007, que “dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para uso no âmbito do Município de Uberaba”. A legislação prevê que quem for flagrado lavando calçadas, ruas e veículos com mangueira, regando jardins ou deixando água tratada escorrer pela rua poderá ser multado em R$ 418,39.

Continua após a publicidade

Reservatórios podem ser fechados

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (9), a CODAU informou que os reservatórios podem ser fechados a qualquer momento, dependendo do consumo. O fechamento ocorrerá quando os reservatórios atingirem nível inferior a 20%. "O horário dependerá do consumo da população. Ontem, mesmo após 12h de fechamento, a reservação não alcançou metade da capacidade. Às 21h, quando os reservatórios foram reabertos, o índice estava em 48,7%. Às 6h de hoje, a reservação caiu para 28,8%", disse a CODAU em publicação nas redes sociais.

Continua após a publicidade

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para Uberaba nesta quinta-feira (9). A previsão do tempo indica ainda que os termômetros devem marcar 34°C, condições que não favorecem a recuperação do rio, conforme a CODAU. "Nesta quinta-feira (09), a vazão do Rio Uberaba está em torno de 1.000 litros por segundo, índice ainda abaixo do necessário para o abastecimento da cidade, que é de, no mínimo, 1.200 l/s", destacou.

Siga nas redes Sociais:

Facebook - Panorama Pop

Instagram - @radiopanorama Pop

Foto: Arquivo/EBC

Panorama Pop com EM

Comentários
Comentário enviado com sucesso!