A Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, dia 27, mais uma ação do Bota-Fora Contra a Dengue, desta vez nos bairros Quinta Residência e Pedro Brito. A ação, coordenada pelo Setor de Endemias, teve como objetivo eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e conscientizar os moradores sobre a importância de manter quintais limpos e livres de materiais que acumulam água.
Continua após a publicidade

Durante o mutirão, foram recolhidos entulhos, móveis velhos, garrafas, pneus, baldes, pratinhos de planta e outros materiais inservíveis que estavam abandonados em terrenos e quintais — locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação é um alerta para a necessidade urgente da colaboração da população, especialmente diante do número preocupante de residências com acúmulo de lixo e recipientes com água parada.
De acordo com o último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), Leopoldina apresenta um índice de 2,3, ou seja, médio risco para transmissão de arboviroses. Esse resultado exige medidas preventivas e o trabalho coletivo no combate ao mosquito.
Continua após a publicidade

Dados do LIRAa apontam ainda que mais de 80% dos focos estão dentro das residências. O principal tipo de criadouro encontrado foi o chamado Depósito Tipo B — pequenos recipientes com água parada, como tampas, vasos, baldes e pratinhos de plantas.
Além dos mutirões de limpeza, a Prefeitura de Leopoldina vem realizando diariamente visitas domiciliares, orientando a população e promovendo campanhas educativas nas escolas.
Continua após a publicidade

Por isso, a colaboração de todos é fundamental na luta contra a dengue. Verifique as calhas e caixas d’água, elimine recipientes que acumulam água e mantenha os quintais limpos.
Com atitudes simples, vamos juntos fazer a diferença!
Siga nas redes Sociais:
Facebook - Panorama Pop
Instagram - @radiopanoramapop
Foto: ASCOM/PML
Panorama Pop com ASCOM/PML