Guardas Civis de Leopoldina Aprimoram Técnicas com Armamento Não Letal
Treinamento ministrado pela Guarda Civil Municipal de Ubá
Por Administrador
Publicado em 12/03/2025 06:15
Leopoldina

Nesta terça-feira, dia 11, agentes da Guarda Civil Municipal de Leopoldina participaram de um treinamento prático focado no uso tático da tonfa – bastão de defesa amplamente utilizado em operações –, do espargidor de pimenta e das algemas.  A capacitação visa aprimorar as técnicas de contenção de suspeitos com armamento não letal, reforçando a segurança tanto dos agentes quanto da população.

O treinamento ocorreu no Parque de Exposições e foi ministrado pela Guarda Civil Municipal de Ubá. Todos os 33 agentes participaram da formação, que abordou não apenas o uso correto dos equipamentos, mas também conceitos essenciais como o uso progressivo da força, os efeitos do spray de pimenta no organismo e os procedimentos adequados de descontaminação.

Além disso, foram discutidos aspectos legais e técnicas de manuseio para garantir a aplicação segura desses recursos.

De acordo com o Comandante da Guarda, o Coronel Yoshio Yamaguchi, os espargidores de agente lacrimogêneo são classificados como armas de menor potencial ofensivo e devem ser priorizados em relação ao uso de armamento letal.

Continua após a publicidade

"Seu emprego é permitido em situações de legítima defesa ou sempre que necessário para garantir a integridade dos agentes e da população", explica Yamaguchi.

A capacitação segue até o dia 20 de março e inclui palestras, que serão ministradas por diversos órgãos que compõem o sistema de segurança, além de técnicas de abordagem pessoal e veicular, defesa pessoal e técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar.

Foto: ASCOM/PML

Panorama Pop com ASCOM/PML

Comentários
Comentário enviado com sucesso!