Segundo a Defesa Civil, o último dia de precipitação aconteceu no dia 18 de abril, totalizando 148 dias sem chuva, quase cinco meses consecutivos
Continua após a publicidade
Altas temperaturas, tempo seco e precipitação nula podem ter seus dias contados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a próxima semana terá momentos de chuvas em algumas cidades mineiras, incluindo na região metropolitana de Belo Horizonte, assim como o aumento da umidade relativa do ar. De acordo com a Defesa Civil, o último dia de precipitação aconteceu no dia 18 de abril, totalizando 148 dias sem chuva em BH, quase cinco meses consecutivos.
Na terça-feira (17 de setembro), cidades da região da Zona da Mata e Campo das Vertentes, no Sul de Minas, apresentam grandes possibilidades de chuvas mais intensas. Na quarta-feira (18 de setembro) a previsão é de precipitação mais isolada e rápida na região metropolitana de BH, incluindo Sete Lagoas, Contagem, Betim e Pedro Leopoldo. “A gota de água tende a ser bem fininha, do tamanho da cabeça de um alfinete, por exemplo”, conforme a previsão do meteorologista do instituto, Claudemir Azevedo.
Continua após a publicidade
O Inmet tem emitido avisos devido à baixa umidade do ar - entre 12 a 20% - nos últimos dias, alertando sobre os seus efeitos à saúde humana, como o ressecamento da pele e desconforto nos olhos e nariz. Segundo Azevedo, a umidade pode chegar a 40% na próxima semana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza 60% com o ideal.
A médica pneumologista Michelle Andreatta destaca que redobrar a hidratação é primordial durante esse período de tempo seco. A especialista reforça a importância de investir na hidratação inalatória, como utilizar o umidificador de ar ou técnicas caseiras como bacias grandes cheias de água perto de cabeceira da cama ou toalhas molhadas em cima de objetos que não absorvem água, como é o caso do abajur.
Confira...
Foto: Flavio Tavares / O Tempo
Panorama Pop com O Tempo