Reta final do prazo para o jovem que quer ir às urnas pela primeira vez este ano
Continua após a publicidade
O prazo para solicitar a emissão do primeiro título termina na quarta-feira da semana que vem, dia 8 de maio.
A partir do dia 9, o cadastro eleitoral ficará fechado para a organização das eleições municipais deste ano.
Para o jovem que terá entre 16 e 17 anos em 6 de outubro, a votação é opcional; já para jovem que terá 18 anos completos na data, a votação é obrigatória e, se não
não emitir o título, não poderá votar e ficará em situação irregular – terá que se justificar para a justiça eleitoral depois.
Esse mesmo prazo, 8 de maio, vale para quem precisa atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou até mesmo pedir transferência de domicílio eleitoral.
Tudo pode ser feito pela internet. Também é a data limite para cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral mais próximo.
Depois de fechado, o cadastro eleitoral só será reaberto após as eleições, em novembro deste ano.
Continua após a publicidade
Lembrando que a situação irregular com a justiça eleitoral pode acarretar dificuldades para emitir documentos como passaporte, fazer matrículas em universidades, tomar posse em cargos públicos ou receber benefícios sociais do governo.
Neste ano, as eleições são para escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. Apenas moradores do Distrito Federal não vão às urnas.
Foto: Reprodução/TSE
Panorama Pop com R2