A Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Obras, inaugurou nesta sexta-feira, dia 26, um prédio exclusivo para abrigar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
A nova sede foi construída num prédio anexo em frente à 3ª Delegacia Regional de Leopoldina, no Bairro Bela Vista, e o objetivo é individualizar os atendimentos e, ainda assim, manter a integração dos espaços de funcionamento de ambas as delegacias.
Continua após a publicidade
A iniciativa da Prefeitura é um marco importante para a política de enfrentamento à violência contra as mulheres no município, já que a Deam oferece às vítimas um ambiente adequado para que elas recebam o acolhimento e assistência que merecem e precisam nos momentos mais difíceis.
Além do atendimento mais humanizado, as Deams buscam uma resposta eficaz à violência, contribuindo na consolidação da cidadania feminina. E muito mais do que punir os agressores, esses espaços também servem de amparo às vítimas, explicando e defendendo seus direitos, estimulando as denúncias das agressões, além de realizar estudos para identificar o perfil dos ofensores.
Continua após a publicidade
A titular da Deam de Leopoldina, delegada Gisela Borges de Mattos, destacou a importância da Prefeitura de Leopoldina para a realização do novo espaço.
“A história dessa delegacia é revestida de gratidão. E eu trago presente nas lembranças os olhares de amor e cuidado com as nossas mulheres e, especialmente, com as nossas crianças. Nesse chão não há de ter uma sequer mulher largada à própria sorte e nem qualquer criança sem um lastro, ou um abraço, que cuidadosamente lhe conforte”.
Foto: ASCOM / PML
Panorama Pop com ASCOM / PML