Polícia federal deflagra nova operação contra tráfico de drogas
Minas
Publicado em 23/04/2024

 

Alvo, dessa vez, é a comercialização de produtos químicos em larga escala usados para refino e produção de drogas

A manhã desta terça-feira (23/4) foi marcada pela deflagração da Operação Higeia, da Polícia Federal, para fiscalizar mais de 70 empresas que operam com produtos químicos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Foram cumpridas ordens de fiscalização em empresas que produzem, usam ou transacionam produtos químicos, com o intuito de evitar desvios de insumos utilizados na confecção e no refino das mais diversas espécies de drogas ilícitas.

Continua após a publicidade

Segundo a Polícia Federal, esses insumos podem ser denominados adulterantes ou precursores.

Adulterantes são substâncias químicas adicionadas aos produtos para aumentar sua quantidade, potência ou efeito, gerando maior lucro para o crime organizado.

Precursores são substâncias químicas essenciais para a fabricação de drogas ilegais. São produtos controlados por leis e regulamentos para evitar o seu desvio para a produção de drogas ilícitas.

Continua após a publicidade

O objetivo da operação é atingir o tráfico de drogas, combatendo a utilização indevida de produtos químicos que alimentam sua capacidade produtiva, o que impede a fabricação e consequente oferta da substância ilícita.

Esta é, segundo a PF, uma operação inédita, por ser em larga escala. Com isso, o órgão consegue, significativamente, o alcance da importante atuação preventiva ao desvio de produtos químicos e consequente repressão ao tráfico de drogas ilícitas em Minas Gerais.

Foto: Divulgação / PF

Panorama Pop com Estado de Minas

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!