Obra já foi iniciada e terá 1.720 m2 de área construída, com pelo menos 1.485,32 m2 de área edificada distribuída em quatro pavimentos
Está em tramitação na Câmara Municipal de Leopoldina o Projeto de Lei nº 80/2023 de iniciativa do Poder Executivo Municipal, por meio do qual se pretende dar o nome de Paço Municipal Dom Pedro II ao Centro Administrativo Municipal de Leopoldina que já está com as obras em andamento, na rua Lucas Augusto, ao lado do atual Paço Municipal.
Continua após a publicidade
Em sua justificativa ao Projeto de Lei, o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, lembra que Dom Pedro II governou o Brasil durante 49 anos, entre 23 de julho de 1840 e 15 de novembro de 1889 quando foi proclamada a República e a Família Imperial foi expulsa do país e seguiu para a Europa, tendo falecido na França em 5 de dezembro de 1891, aos 66 anos, vítima de pneumonia.
Continua após a publicidade
Na mensagem enviada à Câmara Municipal de Leopoldina, o prefeito lembra que o Imperador Dom Pedro II visitou Leopoldina acompanhado de sua esposa Dona Tereza Cristina, em 30 de abril de1881.
Segundo apontamentos históricos, o casal foi recepcionado para banquete numa casa localizada na rua Barão de Cotegipe, na esquina com a atual Travessa Dom Pedro II que faz ligação com a rua Presidente Carlos Luz.
Conitnua após a publicidade
A Câmara Municipal de Leopoldina era de maioria republicana e recusou-se a receber o Imperador, sendo este recepcionado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Foto: Divulgação/PML
Fontes: Câmara Municipal de Leopoldina e Diário Oficial dos Municípios Mineiros