Onda de calor segue provocando altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar no Estado nesta sexta-feira
A onda de calor continua afetando o clima em Minas Gerais. Nesta sexta-feira (17 de novembro), São Romão, na região Norte, foi a terceira cidade mais quente do Brasil, com 42ºC. Além disso, o Estado teve três municípios entre os cinco mais secos do país.
Continua após a publicidade
Em Salinas, também no Norte do Estado, a umidade mínima do ar chegou a 11%, o que indica estado de emergência. Itaobim (13%) e Espinosa (15%) também estão na lista das cidades mais secas. Esses valores ressaltam a importância de se manter bem hidratado.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices abaixo de 60% não são adequados para a saúde humana. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
Continua após a publicidade
Em Belo Horizonte, a temperatura ultrapassou os 37ºC pelo quinto dia consecutivo. Na estação localizada na Cidade Administrativa, na região de Venda Nova, os termômetros marcaram 37,2ºC às 14h10. Foi o sexto dia mais quente da capital mineira em 2023. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Continua após a publicidade
Cinco cidades mais quentes do Brasil nesta sexta:
· Porto Murtinho (MS): 43,1°C
· Três Lagoas (MS): 42,5°C
· São Romão (MG): 42,0°C
· Água Clara (MS): 41,9°C
· Coxim (MS): 41,5°C
· Cinco cidades mais secas do Brasil nesta sexta (17):
· Pão de Açúcar (AL): 8%
· Salinas (MG): 11%
· Itaobim (MG): 13%
· Espinosa (MG): 15%
· Três Lagoas (MS): 17%
Foto: Alex de Jesus
Panorama Pop com OTempo