O caso ocorreu dentro do veículo no Largo do Riachuelo. Ao notarem a situação, passageiros acionaram o motorista, que parou o ônibus e chamou os policiais
Um homem de 55 anos foi preso na segunda-feira (31) por importunação sexual no Largo do Riachuelo, em Juiz de Fora. Ele é suspeito de ter se aproximado e ficado encostando o pênis no corpo de uma jovem, de 25 anos, dentro de um ônibus.
Continua após a publicidade
Segundo informações da Polícia Militar (PM), testemunhas notaram que a vítima se mostrou abalada e constrangida com a situação, foi então que acionaram o motorista do coletivo. Imediatamente, ele parou o ônibus e chamou os policiais.
Diante da situação, o homem foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para demais providências. A Ansal, empresa responsável pelo transporte público, divulgou uma nota sobre o ocorrido.
Continua após a publicidade
Nota do consórcio
"O Consórcio Via JF esclarece que ontem, segunda-feira, (31/07), no período da manhã, uma jovem desembarcou do veículo se queixando que foi assediada durante o trajeto entre o mergulhão até a praça Riachuelo, na Linha 239, Avenida Rio Branco (JF).
Infelizmente não foi possível realizar os acionamentos de denúncia, devido a passageira ter desembarcado do veículo antes que as providências fossem tomadas.
Continua após a publicidade
A importunação sexual é caracterizada pelo ato de praticar uma ação de natureza sexual, sem consentimento da pessoa presente, com a intenção de obter prazer para si ou para outra pessoa. Em caso de ocorrência, é importante que a vítima relate e denuncie através do telefone 190 (Polícia Militar). As mulheres também podem recorrer à Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, que registra e encaminha as denúncias aos órgãos competentes.
Além disso, os motoristas e cobradores do Consórcio Via JF estão devidamente orientados sobre os procedimentos a serem adotados em casos de crimes ocorridos dentro dos ônibus.
Continua após a publicidade
A Campanha de Conscientização Contra a Importunação Sexual no transporte público iniciada no mês de Junho "O Ônibus é Coletivo, meu Corpo Não" está ativa, com informativos e orientações em todos veículos do Consórcio, bem como videos educativos estão sendo veiculados na mídia, como forma de orientar e coibir esse tipo de crime.
Repudiamos todo e qualquer ato de violência em suas infinitas formas de assédio moral e sexual. Aumentar a conscientização coletiva acerca do assédio contra mulheres no sistema de transporte coletivo é uma das premissas da empresa.
Lamentamos o ocorrido e nos solidarizamos com a vitima."
Foto: Rafael Frutuoso
Panorama pop com G1 Zona da Mata