Homens deram entrada no Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires na terça-feira (28). Número de óbitos de presos na unidade chega a oito em 2023.
Em um intervalo de pouco mais de 24 horas, dois casos de morte dentro da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires foram confirmados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
Continua após a publicidade

O mais recente é o óbito de um acautelado de 34 anos, encontrado sem vida por policiais penais na nesta sexta-feira (21) dentro da cela que ocupava.
Conforme informações da Sejusp, ele estava pendurado na janela do banheiro por uma corda artesanal ("tereza"). De acordo com o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) da Polícia Militar (PM), outros 22 presos estavam na cela 8, onde o corpo foi encontrado.
Continua após a publicidade

Na manhã de quinta (20), o corpo de um detento de 28 anos também foi encontrado já sem vida na mesma unidade prisional. O homem, que estava na cela 4 do pavilhão 1, estava com uma corda amarrada ao pescoço, segundo registro na PM.
Os casos chamam atenção pela mesma data de entrada dos acautelados na unidade, ocorrida na última terça-feira (18). Dois dias depois, houve o primeiro óbito e, aproximadamente 24 horas após o primeiro caso, o segundo detento também foi encontrado sem vida.
Continua após a publicidade

O g1 solicitou à Sejusp informações sobre o motivo da prisão dos homens, mas ainda não obteve retorno.
A direção da unidade prisional abriu um procedimento de investigação interna para apurar os episódios.
Continua após a publicidade

Oito mortes em 2023
Conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, com os dois casos recentes, chega a oito o número de óbitos de presos na unidade, “tendo como causa investigada criminal e administrativamente o autoextermínio”.
As investigações administrativas sobre os casos ainda não foram concluídas, informou a Sejusp.
Em maio, também na Ariosvaldo, um detento de 39 anos foi baleado na perna. Ele precisou ser socorrido e levado para o Hospital de Pronto Atendimento Dr. Mozart Teixeira (HPS), recebendo atendimento no centro cirúrgico.
Foto: Divulgação/TV Integração
Panorama Pop com G1 Zona da Mata