Ele foi detido em Santa Maria, no Distrito Federal; imagens dos cantores foram compartilhadas em uma rede social
Um homem de 22 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (17) em Santa Maria, no Distrito Federal, suspeito de divulgar imagens dos corpos de artistas mortos no Twitter, entre eles o da cantora Marília Mendonça. Ela morreu aos 26 anos em um acidente de avião em Piedade de Caratinga (MG), em 5 de novembro de 2021.
O suspeito também teria publicado fotos dos cantores Gabriel Diniz e Cristiano Araújo. As imagens, obtidas de forma ilegal, foram registradas nos institutos de medicina legal em que os corpos foram periciados. O homem pode responder por vilipêndio de cadáver, que tem pena prevista de até 3 anos de prisão.
A Polícia Civil do DF prendeu o suspeito na Operação Fenrir. Fenrir é a divindade da mitologia nórdica relacionada ao fim do mundo. "A operação teve como objetivo reprimir administradores de contas de redes sociais que divulgavam fotos de celebridades após a morte. Hoje foi cumprido mandado de busca e o autor foi preso por vilipêndio de cadáver. Ele confessou a prática do crime e se encontra à disposição da Justiça", informou o delegado da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos Eduardo Fabbro.
De acordo com o advogado da família de Marília Mendonça, Robson Cunha, "a prisão ocorrida foi em função da prática de armazenamento e divulgação das fotos da necropsia da Marília Mendonça, prática que muitos cidadãos estão cometendo, mas não se trata do responsável pela captação inicial dos arquivos sigilosos da Polícia Civil de MG, que ainda está sendo objeto de investigação do estado de MG".
O profissinal aproveita para alertar quem está compartilhando as imagens. "Isso é crime e a polícia está investigando essas práticas", afirma.
Vazamento criminoso
Fotos da necrópsia do corpo da cantora sertaneja, morta em novembro de 2021, começaram a ganhar destaque em redes sociais na última quinta-feira (13). O advogado da família de Marília Mendonça anunciou que vai "tomar as devidas medidas para punir os responsáveis" e pediu aos internautas que parem de compartilhar as imagens.
No mesmo dia, a Polícia Civil abriu um procedimento administrativo para investigar o vazamento e anunciou que o sistema de armazenamento dos dados de investigações é capaz de identificar as pessoas que acessam as informações.
O vazamento pode, inclusive, levar à demissão de servidores do estado de Minas Gerais. Questionada sobre prazo para conclusão da investigação e sobre eventual envolvimento de agentes da corporação no vazamento, a Polícia Civil se limitou a dizer "que não coaduna com esses acontecimentos e assegura que a ação está sendo apurada para esclarecimentos e responsabilização dos envolvidos".
Gabriel Diniz
O cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, morreu em um acidente aéreo em 27 de maio de 2019. Ele estava em uma aeronave que caiu no sul de Sergipe, que teria como destino Maceió. Além dele, mais duas pessoas estavam na aeronave. O cantor se destacou no Carnaval daquele ano com a música "Jenifer".
Cristiano Araújo
O sertanejo Cristiano Araújo morreu em 24 de junho de 2015 em um acidente de carro na BR-153, no km 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. Ele tinha 29 anos.
O veículo em que estavam ele, a namorada, Allana Moraes, e outras duas pessoas saiu da pista e capotou por volta das 3h. Allana morreu no local. Cristiano chegou a ser levado em estado grave para o Hospital Municipal da cidade de Morrinhos. De lá, foi transferido de helicóptero para Goiânia, mas chegou ao Hospital de Urgência de Goiânia (HUGO) sem vida
Foto: Instagram/Reprodução - Arquivo/Montagem
Fonte: R7/Minas