A energia solar é uma fonte renovável de energia. Ela é gerada a partir dos raios solares.
Explicando de uma maneira simples, painéis fotovoltaicos captam a luz e o calor emitidos pelo Sol e conseguem convertê-los em energia elétrica.
O Brasil tem estimulado a produção de energia solar, principalmente dando incentivos econômicos para a instalação de usinas fotovoltaicas de pequeno a grande porte.
E, recentemente, a energia solar se tornou a segunda maior fonte da matriz elétrica do nosso país, ultrapassando a capacidade de geração das usinas eólicas, que produzem energia a partir da força do vento.
De acordo com os mais recentes dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a energia solar registrou um crescimento de mais de 80% em um ano
Entre fevereiro de do ano passado e fevereiro deste ano, a energia solar saltou de 14,2 gigawatts (GW) para os atuais 26 GW.
Para comparação, a matriz a eólica tem potência instalada no Brasil de aproximadamente 24 GW.
No nosso país, vale lembrar, a maior parte da energia elétrica gerada tem origem nos recursos hídricos e vem das diversas usinas hidrelétricas distribuídas pelo Brasil.
Essas usinas transformam a energia do movimento das águas em energia elétrica. Outras fontes de matriz elétrica são usinas a gás natural, biomassa, diesel, carvão mineral e nuclear.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Fonte: Agência Rádio2